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4POR1

Retrospectiva do 4POR1

Publicado em 28 de novembro de 2017

Promessa é dívida! Rsrsrs
Conforme havíamos divulgado no último post com as avaliações finais dos integrantes do Grupo Espelho, fizemos um vídeo resumindo a trajetória do Programa de Emagrecimento e Saúde 4POR1.

Assista!



Avaliação Final do Grupo Espelho

Publicado em 01 de novembro de 2017

As atividades do Grupo Espelho pelo Programa 4POR1 encerraram na última sexta-feira, dia 27/10. Estamos muito felizes pelos resultados finais conquistados e de como, ao longo dos três meses, os integrantes se dedicaram e se esforçaram para atingir suas metas de emagrecimento e saúde.  

Além do empenho pessoal de cada um, a variedade de atividades físicas oferecidas no clube, juntamente com o apoio médico e nutricional, foram fundamentais. A Camila, a Danielli e o Sandonei são bons exemplos de superação e de como você também pode atingir seus objetivos de saúde.

Confira os resultados finais do Grupo Espelho do 4POR1!





Estamos preparando uma retrospectiva do 4POR1 para compartilhar com vocês.
Aguardem!

MENOPAUSA x GANHO DE PESO

Publicado em 30 de outubro de 2017

É muito comum após a menopausa as mulheres apresentarem piora na sua composição corporal, isso porque neste período ocorre a parada na produção ovariana dos hormônios sexuais. Esse maior acúmulo de gordura parece estar relacionado com a diminuição dos hormônios estrogênios e progesterona e também com o aumento do hormônio folículo estimulante (FSH), influenciando na termogênese e na adiposidade corporal.



A reposição hormonal pode assim auxiliar neste processo, mas a alimentação pode contribuir muito também, não só para impedir o ganho de peso como também para evitar a osteopenia/osteoporose e reduzir os desagradáveis sintomas como calorões, irritabilidade, ansiedade, insônia, cansaço e diminuição da atenção e memória, comuns nesta fase. Para isso aí vão algumas dicas:
  • Para evitar o ganho de peso evite o consumo de farinhas refinadas (trigo, tapioca, polvilho, farinha de arroz etc) e açúcares, aumente a oferta de legumes, verduras e frutas, inclua boas fontes de gordura na sua rotina como côco, abacate, oleaginosas (castanha, amêndoa, nozes), sementes (linhaça, girassol, abóbora) e azeite;
  • Para reduzir as ondas de calor consuma oleaginosas e sementes, fontes de vitamina E;
  • A vitamina B6 participa da formação de neurotransmissores como o triptofano, que está relacionado com a melhora do bem-estar. Ela é encontrada em peixes, carne vermelha, nozes, farelos, cereais integrais, cebola e alho;
  • A linhaça é rica em lignana, um fitoquímico que por apresentar uma estrutura química similar ao estrógeno, pode ajudar a prevenir os sintomas da menopausa;
  • Alimentos fontes de magnésio (semente de abóbora, vegetais verdes, oleaginosas e grão de bico) agem no bom humor, na vasodilatação, no relaxamento muscular e são essenciais para a formação óssea;
  • Inclua folhas verdes escuras e semente de gergelim para ter ótimas fontes de cálcio e se exponha ao sol diariamente (cerca de 15 a 20 minutos) para garantir um bom estoque de vitamina D e prevenir a descalcificação óssea.
Luana Vanderlinde Effting
Nutricionista CRN 10 5318

Grupo Espelho - Depoimentos

Publicado em 27 de outubro de 2017







Receita da Nutri: Snack de Grão de Bico

Publicado em 24 de outubro de 2017

Belisco super crocante, sacietogênico e que dá aquela forcinha para nossa produção de serotonina. Pode ser servido como entrada de refeições, lanches ou para variar a pipoca na hora daquele filminho do final de semana!



Vamos aos ingredientes?

- 3 xícaras de grão de bico (deixado de molho em água entre 12 e 24 horas)
- 3 colheres de sopa de óleo de coco extravirgem
- 5 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem
- 1 colher de sopa de curry
- Sal, pimenta do reino e alecrim a gosto

Como preparar? Mais fácil impossível!

Basta escorrer a água do grão de bico e misturar ele com todos os demais ingredientes. Distribua em uma forma antiaderente e leve ao forno pré-aquecido (130 graus). Asse (mexendo de vez em quando) por cerca de 30 a 40 minutos ou até que fiquem crocantes.

Prontinho, aproveite!

Luana Effting
Nutricionista - CRN 10 5318  

Saiba como escolher o azeite de oliva

Publicado em 24 de outubro de 2017


Que o azeite de oliva é considerado uma das melhores gorduras para se utilizar no preparo de alimentos talvez muitos já saibam. Mas você sabe qual escolher na hora da compra?
Muita gente acaba levando em consideração o preço do produto, compra o que estiver mais em conta ou na promoção, e não prioriza pela qualidade deste azeite. Por isso, de agora em diante quando for comprá-lo, você deve optar por aquele que for:
  • Extra-virgem. Estes possuem uma quantidade maior de antioxidantes;
  • Armazenado em vidro escuro (nunca em lata). A gordura tende a se oxidar na presença de luz e calor, por isso opte pela embalagem de vidro escura e escolha a que esteja na parte mais do fundo da prateleira do mercado, já que estará menos exposta a luz;
  • Menos ácido. Um azeite de oliva de qualidade excelente deve ter uma acidez menor que 0,2%, mas abaixo de 0,5% também já é considerado bom, porém nunca acima disto;
  • Fabricado a no máximo 3 ou 4 meses. Com o tempo a gordura também vai oxidando, por isso é importante comprar azeites que tenham uma data de produção mais próxima. Pelo mesmo motivo o consumo dele deve ser feito em no máximo 6 meses.
Em casa ainda é importante guardá-lo em local escuro, que não seja quente e nem úmido!

Com estas dicas você estará comprando um azeite de oliva de qualidade, preservará melhor seus nutrientes e poderá assim usufruir dos seus benefícios. Invista um pouco mais, vale a pena e sua saúde agradece!

Luana Effting
Nutricionista - CRN 10 5318  


Outubro Rosa: Atividade física e o câncer de mama

Publicado em 19 de outubro de 2017

Outubro Rosa é um movimento internacional durante todo o mês de outubro em conscientização da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

As células do nosso corpo crescem e morrem em um ritmo sistemático. A anomalia em que este ritmo é alterado, quando as células crescem de maneira desordenada, dá-se o nome de câncer. Quando o tumor cresce sem acometer os tecidos adjacentes, ele é considerado um tumor benigno, já quando acomete tecidos próximos ou se espalha pelo corpo, chamamos de maligno.

As formas de tratamento são a radioterapia (raios ionizantes) , quimioterapia (coquetel de medicamentos) ou cirurgia.A escolha depende do tipo e estágio em que a doença se encontra, por isso a importância do diagnóstico precoce, pois quanto antes o paciente iniciar o tratamento, maiores são as chances de sucesso.
Muitas vezes a cirurgia é a saída para os tumores na mama, a conhecida mastectomia, porém, todas as intervenções incluem efeitos colaterais, nos casos de radio e quimioterapia, os colaterais podemos citar a fraqueza, indisposição, náuseas, vomito, dores pelo corpo, perda de elasticidade e fibroses.


A atividade física pode compor o programa pré-cirúrgico, bem como a reabilitação do paciente. Cada caso é único e a prescrição de exercícios deve ser individualizada, respeitando o estágio atual do paciente.
Todas as intervenções, sejam elas nutricionais, medicamentosas, bem como a fisioterapia e a atividade física, devem ser destinadas a melhorar o quadro do paciente, seja na perda de peso que muitas vezes pode auxiliar o tratamento, no alivio da dor ou sintomas.

Atividades como a musculação ou caminhadas melhoram a frequência cardíaca, e podem também auxiliar no fortalecimento e prevenir a perda de massa muscular, melhora os níveis de glicemia, auxilia na manutenção de um peso corporal ideal, melhora a qualidade do sono e melhora os quadros de fadiga crônica resultante do tratamento medicamentoso. Os alongamentos presentes nas aulas de ioga, pilates, musculação e danças podem auxiliar nas fibroses, resultados dos procedimentos cirúrgicos, bem como a rigidez tecidual (efeito colateral da radioterapia).

A mastectomia afeta não só o corpo da mulher, mas também a sua autoestima, neste sentido, atividades coletivas como a dança podem ser grandes aliadas no pós-operatório.
Dançar proporciona a mulher um contato com sua identidade e promove melhoras em aspectos psicológicos. Para combater as dores e a fibrose resultantes do tratamento, os alongamentos e os movimentos ritmados podem auxiliar na manutenção dos níveis de flexibilidade, pode ser uma forma descontraída de trabalhar o sistema cardiorrespiratório, bem como, o desenvolvimento psicossocial, estreitamento dos laços afetivos, acertando uma coreografia, distraindo-se, interagindo e não se isolando.

Fique atento aos sintomas, previna-se, em caso de manchas na pele, nódulos pelo corpo ou perda de peso inexplicável, procure um especialista. Quando diagnosticado precocemente, as chances de sucesso no tratamento são maiores.

Peterson Cristiano Rosa
Cref SC-019714


Programa 4POR1 - Reta Final

Publicado em 11 de outubro de 2017

Outubro é um mês muito importante para os 3 participantes do Grupo Espelho do Programa de Emagrecimento e Saúde 4POR1. Eles estão na reta final do programa e estamos muito orgulhosos pela persistência e resultados obtidos até aqui!

Na última avaliação realizada no dia 11 de setembro, o Grupo Espelho, com apoio de todos os profissionais de educação física e nutrição da ADHering, atingiu metas bem importantes para eles e para o programa.

O Sandonei Coelho conseguiu emagrecer 4 quilos, diminuiu a circunferência da cintura de 93cm para 89cm e do abdômen de 98cm para 93cm. A porcentagem de gordura que era 22,4% baixou para 20%. Ele segue realizando as atividades do programa, com musculação 4 vezes por semana, natação 2 vezes e circuito 1 vez, complementando seu treino com a prática de corrida.


A Camila Baloni perdeu 6 quilos, a circunferência da cintura passou de 77,5cm para 71cm e abdômen diminuiu de 86cm para 80cm. O percentual de gordura corporal mudou de 32,2% para 27,9%. Ela segue seu treino com treinamento funcional, bike e natação 2 vezes por semana.



A Danielli Demétrio, que antes do programa pesava 94 quilos, baixou para 85 quilos, a circunferência da cintura mudou de 105cm para 97cm e abdômen de 119cm para 105cm. A gordura corporal que antes era 39% passou para 33%. Ela também segue os treinos realizando bike 2 vezes por semana e musculação 4 vezes.



Todos seguem empenhados e muito dedicados no programa. Parabéns Sandonei, Camila e Danielli!
No dia 20 de outubro realizaremos o Desafio 4POR1, um circuito especial de bike, musculação, corrida e treinamento funcional, no qual os integrantes do Grupo Espelho formarão seus próprios times. Esses serão formados por até 15 sócios que serão convidados pelos integrantes do Grupo Espelho.

O evento começa às 19h30min no ginásio. Serão sorteados no dia brindes da Nossa Forma.

O objetivo é divulgar a reta final do programa, motivando e aumentando a interação do Grupo Espelho com todos os sócios do clube.
*Sócios interessados em participar do Desafio 4POR1 deverão entrar em contato diretamente com um dos integrantes do 4POR1.


Desafio 4POR1

Publicado em 04 de outubro de 2017

 Desafio  4POR1 será um circuito especial de bike, musculação, corrida e treinamento funcional, no qual os integrantes do Grupo Espelho formarão seus próprios times.

Os times serão formados por até 15 sócios que serão convidados pelos integrantes do Grupo Espelho.  O evento acontecerá no dia 20 de outubro às 19h30min no ginásio. Serão sorteados no dia brindes da Nossa Forma.

O objetivo é divulgar a reta final do programa, motivando e aumentando a interação do Grupo Espelho com todos os sócios do clube.

*Sócios interessados em participar do Desafio 4POR1 deverão entrar em contato diretamente com um dos integrantes do 4POR1.



A importância da Flexibilidade

Publicado em 29 de setembro de 2017



Se você busca qualidade de vida ou condicionamento, o trabalho de flexibilidade deve estar nos seus planos!
A capacidade física é crucial para a sua saúde, seja na manutenção da sua postura no dia a dia ou para um movimento mecanicamente harmonioso na sua pratica esportiva, como por exemplo, uma passada mais ampla na corrida ou uma braçada mais eficiente na natação.

Para alcançar a flexibilidade almejada os alongamentos são as ferramentas mais conhecidas, muitas vezes incompreendidos, devem apresentar um contexto respeitando a individualidade de cada pessoa e a especificidade de cada modalidade.

Dia a dia, trabalho, rotina e postura: independente da sua função, o seu trabalho exige de seu corpo. O nosso corpo sempre busca poupar energia, se você trabalha no pesado, os esforços repetitivos podem sobrecarregar uma musculatura e um padrão compensatório de movimento pode surgir, se você trabalha muito tempo sentado ou em pé, muitos músculos podem encurtar-se e enfraquecer-se, levando a uma perda do controle postural. Os alongamentos entram neste caso com o intuito de auxiliar na recuperação de um padrão postural ideal.

No lazer: Quer ter uma longa carreira no esporte?! Não deixe que as lesões te impeçam de praticar sua atividade favorita! São recorrentes problemas articulares em praticantes de várias modalidades. Os alongamentos neste caso são importantes para a manutenção de um gesto técnico adequado.

Peterson Cristiano Rosa
Cref SC-019714



Rua General Osório, 2.170
Blumenau - SC - 89041-002
(47) 3325-1645
(47) 98413-7633 (VIVO)

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