Blog

Musculação na Melhor Idade

 ADHering
 19/07/2019
Você acha que musculação é só para ganhar músculos e ficar em forma? Não mesmo! É muito mais que isso, dá uma olhada no que o prof. Diego trouxe para o nosso Clube de Ideias:

O envelhecimento não é uma chave que liga em nosso corpo, nem acontece da noite para o dia. São alterações que acontecem progressivamente no nosso corpo. As principais alterações são:

• Músculos: acontece uma redução das fibras elásticas, o que deixa os movimentos mais lentos e em caso de queda, o corpo demora a responder ao reflexo, por exemplo.
Com o passar dos anos, as fibras ficam menores e podemos perder até 40% delas, se comparado a adultos jovens.

• Coordenação motora: a neurodegeneração é um fator que leva a prejuízos funcionais no controle do músculo, comprometendo a coordenação e a força. Por isso, os movimentos ficam mais lentos e o tempo entre “pensar e executar” fica mais demorado.

Por isso é tão importante estimular a força muscular para prevenir ou retardar todos esses processos. A prática da musculação promove inúmeros benefícios cardiovasculares (coração), respiratórios (pulmão) e musculares que melhoram a qualidade de vida de forma geral.