Blog

Metodologia de Natação ADHering 2023

 ADHering
 01/01/2023
A  Metodologia ADHering de Natação Infantil tem como pilares a Ludicidade, Individualidade e Eficácia.

Nossa missão é desenvolver a capacidade de sobrevivência no meio líquido, ensinar e potencializar as habilidades físicas necessárias para a prática da natação e promover contato social e afetivo.  

Nas aulas as crianças irão aprender brincando e fazer amigos. Cada fase de aprendizagem possui diferentes habilidades a serem desenvolvidas e novos objetivos e desafios a serem conquistados!

O nivelamento é feito pelo professor, baseado tanto na idade quanto no nível de desenvolvimento motor de cada criança.

Conheça cada fase de aprendizagem e seu mascote característico:



Bebê 1 – Pinguim – 6 meses à 1 ano e meio

Nessa fase será realizado o reconhecimento do ambiente aquático e suas características, bem como a adaptação do bebê a esse novo ambiente. As aulas acontecem na companhia de um responsável, que, conduzido pelo professor, irá proporcionar diferentes estímulos ao bebê, como o contato com diferentes materiais, cantigas, deslizes, flutuação, imersão guiada, entre outros.



Bebê 2 – Caranguejo – 1 ano e meio à 2 anos e 11 meses

Desenvolver a capacidade do bebê de se reconhecer no meio líquido e perceber as novas posições e maneiras de se movimentar na água, são alguns dos desafios trabalhados nessa fase de aprendizagem. Com a presença do responsável junto da criança, ela vai ganhando confiança e explorando o novo espaço em busca de movimentos rudimentares, porém, alguns já independentes.
 


Adaptação - Baiacu – 3 e 4 anos

Os pequenos baiacus, agora tem sua turma e já não necessitam mais da companhia de seus pais na piscina, recebem toda a atenção do seu professor para aprimorar o mergulho, a flutuação, os deslizes e ampliar seus deslocamentos com novos materiais. É um mundo de novas descobertas e possibilidades reconhecendo seu corpo e suas habilidades! 



Iniciação – Tartaruga – 5 e 6 anos

Na fase de iniciação, o principal objetivo é o desenvolvimento da autonomia no ambiente aquático. Agora, a criança já domina as habilidades do mergulho e passa a explorar a capacidade respiratória e de coordenação de movimentos, ampliando seu repertório de movimentos rudimentares dos 4 estilos de nado. Uma criança participativa, independente que convive em grupo, essa será a tartaruguinha pronta para dar novas braçadas!



Aperfeiçoamento I – Lula – 7 e 8 anos 

Ainda na companhia do professor dentro da água, mas agora em uma nova piscina, com grandes desafios! No aperfeiçoamento I a criança será estimulada a desenvolver controle dos movimentos no meio líquido e aprimorar a coordenação e respiração dos nados crawl e costas. O nado de peito também é apresentado ao pequeno nadador, com iniciação da pernada e braçada. Ainda fazem parte das habilidades desenvolvidas os saltos, a flutuação e os deslizes. Momentos de diversão não deixarão de acontecer, aproveitando a interação com o grupo em atividades coletivas.



Aperfeiçoamento II – Morsa – 9 e 10 anos

Já adaptado ao novo espaço, o nadador passa a desenvolver domínio dos movimentos, refinando e aprimorando os nados de crawl, costas e peito. Nessa fase a criança segue aperfeiçoando pernadas, com destaque para a do nado borboleta.  Já é estimulada a realização das saídas com propulsão e iniciação da virada olímpica. Nessa fase, o nadador se prepara para o próximo momento de independência, desprender-se da companhia do professor dentro da água e ampliar sua capacidade física.



Aperfeiçoamento III – Arraia – 11 e 12 anos

A fase do aperfeiçoamento III é uma marco para o nadador, que agora, não tem mais a companhia do seu professor dentro da água. Nesta fase a criança desenvolve o controle das capacidades físicas e o domínio das habilidades técnicas. São refinadas as técnicas dos nados crawl, costas e peito e iniciada a coordenação do nado borboleta. São aprimorados também os movimentos da saída e da virada olímpica.



Juvenil – Tubarão – 13 à 17 anos  

No Juvenil os alunos de despedem da ludicidade da natação infantil, seguem aprimorando a técnica dos 4 estilos de nado e iniciam um trabalho mais consistente de condicionamento físico. É aprimorada a percepção corporal e as técnicas de nado, por meio da realização de educativos. Os treinamentos passam a ser desenvolvidos conforme o objetivo individual de cada aluno.



Adulto – 18 anos +

Na Natação Adulto, respeitar as individualidades é o nosso foco. Cada qual com seus objetivos pessoais, nessa fase, ajudar no desafio individual de cada aluno e melhorar sua qualidade de vida é o principal. Desde superar um trauma, aprender a nadar, aperfeiçoar sua técnica, reabilitar/melhorar o condicionamento físico ou treinar para competir.


Em todas as fases de aprendizagem, dede o bebê até o adulto, na Metodologia ADHering de Natação, buscamos valorizar o sentir, o ouvir e o deslizar, fazendo do ambiente aquático um lugar favorável para o desenvolvimento de várias habilidades e possibilidades de movimentar-se!