Blog

Cortar carboidratos para emagrecer?

 AD Hering
 12/12/2019
E aí, você também é daquelas pessoas que acredita que só emagrecerá se cortar os carboidratos da alimentação? Hoje, com essa onda de dietas low carb, cetogênica e paleo, existe um certo medo por parte das pessoas em comer carboidratos, e por isso nossa nutricionista Luana Effting vai acabar com essa confusão hoje mesmo!

Mas primeiro, vamos esclarecer o que é um carboidrato? Ele é um nutriente que está presente na maioria dos alimentos: frutas, verduras, raízes (batata, aipim), cereais (arroz, quinoa, aveia) e leguminosas (feijão, grão de bico). É responsável por nos fornecer energia, e seus alimentos fontes nos oferecem ainda uma gama de vitaminas e minerais essenciais. Por isso o grande problema está na confusão que a maioria das pessoas está fazendo!

Diversos produtos alimentícios industrializados são produzidos a partir de carboidratos refinados. O processo de refinamento que o trigo, o arroz, o aipim e/ou a cana de açúcar passam, por exemplo, tornam os produtos feitos a partir de suas farinhas e açúcares fontes “pobres” de nutrientes, além de gerarem picos de “açúcar” no sangue. Isso porque o refinamento reduz suas vitaminas e minerais e também remove fibras, que são responsáveis por deixar a entrada de glicose no sangue mais lenta.

Então, não precisamos ter medo da banana ou da batata, por exemplo, mas sim cuidar com os alimentos refinados como massas, pizza, pães, biscoitos e bolos. E também não adianta se “entupir” com estes alimentos e depois querer “compensar”, excluindo os bons carboidratos. Se liga, esse não é o caminho!

Nosso corpo precisa de nutrientes e equilíbrio e não essa bagunça que estamos fazendo. O que leva ao aumento de peso é o consumo excessivo de calorias e baixo de nutrientes e não uma ingestão adequada de bons carboidratos. Fica a dica!